Confira os "Olhares sobre o Convento" desses fotógrafos talentosos

Na 19ª SNM, Mart lança nova exposição digital

“Olhares sobre o Convento” traz as abordagens de 04 fotógrafos da região sobre o Convento de Nossa Senhora dos Anjos

publicado: 12/05/2021 15h53, última modificação: 29/09/2022 15h06

Em mais uma exposição digital em seu site, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) reúne os olhares de quatro fotógrafos sobre a sua sede, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos. A exposição “Olhares sobre o Convento” apresenta os trabalhos de Evangelos Pagalidis, Frederico Santa Rosa, Lu Rocha e Ricardo Alves sobre um dos monumentos mais antigos de Cabo Frio e da região. Seu lançamento, no dia 18 de maio, acontece na data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus

Os fotógrafos responsáveis pelos “Olhares sobre o Convento” em sentido horário: Evangelos Pagalidis, Frederico Santa Rosa, Lu Rocha e Ricardo Alves.



O objetivo da exposição é dialogar sobre o antigo Convento com as diferentes abordagens de fotógrafos, que reconhecidamente documentam a Região dos Lagos. E, ao mesmo tempo, disponibilizar ao público um rico material com imagens de profissionais da fotografia para subsidiar educadores, estudantes e pesquisadores que têm o Mart e sua sede como seus objetos de estudos e/ou trabalhos. 

Diante da proposta pedagógica de “Olhares sobre o Convento” e como forma de aprimorar sua abordagem didática, auxiliando o trabalho de docentes em sala de aula com material de estudo, a exposição conta com o texto “A educação do olhar”, análise didática de Mauro Trindade, professor do Instituto de Artes da Uerj, doutor em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ.   

A exposição digital “Olhares sobre o Convento” integra a programação do Mart/Ibram para a 19ª Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus, que neste ano traz como tema, O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.

Ela pode ser visitada no Menu Exposições Temporárias ou clicando na imagem abaixo: