Instituto Brasileiro de Museus
Museu de Arte Religiosa e TradicionalPlano Museológico 2020-2023
Carla Renata Antunes de Souza Gomes (Diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional)
“O Plano Museológico (2020-2023) do Museu de Arte Religiosa e Tradicional é o resultado do esforço concentrado da equipe do Museu, atualmente constituída por três servidoras das áreas técnicas (museóloga, educadora e historiadora) e duas de administração que se dedicaram a materializar em Programas, Projetos e Ações o que significa trabalhar em uma unidade museológica do Ibram.
Em agosto de 2019, ao assumir a direção do Mart, me deparei com um Plano Museológico em construção, mas que não representava a capacidade de trabalho da equipe, nem dava visibilidade ao volume de atividades desenvolvidas no conjunto das áreas técnicas e de administração.
O setor Educativo foi completamente reformulado a fim de desenvolver o Projeto de Formação Continuada de Educação para o Patrimônio destinado aos Professores das Redes de Ensino Pública e Privada de Cabo Frio e região, que propõe realizar encontros da equipe do Educativo-Mart com os professores sobre o Monumento/Convento-Museu, promover colóquios com historiadores especialistas e implementar oficinas regulares para instrumentalizar o trabalho em sala de aula sobre o patrimônio cultural da região. Neste sentido, o NBEAHR foi redirecionado em suas atividades a atender e subsidiar este projeto como prioridade, fornecendo a documentação (fontes históricas), textual ou de imagens, necessárias às atividades de Formação em educação patrimonial.
Temos ainda um longo caminho a percorrer com o objetivo de realizar as ações que foram delineadas no Plano Museológico (2020-2023), todas elas estão sujeitas ao provimento de verbas, por meio dos Projetos Básicos ou outros tipos de fomentos. Assim como a necessidade de ampliar o quadro funcional do Mart a partir do Edital de Remoção de Servidores.
Mas o Plano Museológico é um instrumento vivo, é uma ferramenta de gestão que indica as necessidades reais da instituição, suas metas de execução, assim como estabelece que a permanente reavaliação coletiva definirá as condições efetivas de realização das atividades elencadas.“
Conheça o Plano na íntegra: