Plano Museológico 2020-2023

Carla Renata Antunes de Souza Gomes (Diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional)

O Plano Museológico (2020-2023) do Museu de Arte Religiosa e Tradicional é o resultado do esforço concentrado da equipe do Museu, atualmente constituída por três servidoras das áreas técnicas (museóloga, educadora e historiadora) e duas de administração que se dedicaram a materializar em Programas, Projetos e Ações o que significa trabalhar em uma unidade museológica do Ibram.

Em agosto de 2019, ao assumir a direção do Mart, me deparei com um Plano Museológico em construção, mas que não representava a capacidade de trabalho da equipe, nem dava visibilidade ao volume de atividades desenvolvidas no conjunto das áreas técnicas e de administração.

O  setor  Educativo  foi  completamente  reformulado  a  fim  de  desenvolver  o Projeto de Formação Continuada de Educação para o Patrimônio destinado aos Professores das Redes de Ensino Pública e Privada de Cabo Frio e região, que   propõe   realizar   encontros   da   equipe   do   Educativo-Mart com   os professores  sobre  o  Monumento/Convento-Museu,  promover  colóquios  com historiadores especialistas e implementar oficinas regulares para instrumentalizar o trabalho em sala de aula sobre o patrimônio cultural da região. Neste sentido, o NBEAHR foi redirecionado em suas atividades a atender e subsidiar este projeto como prioridade, fornecendo a documentação (fontes históricas), textual ou de imagens, necessárias às atividades de Formação em educação patrimonial.

Temos ainda um longo caminho a percorrer com o objetivo de realizar as ações que foram delineadas no Plano Museológico (2020-2023), todas elas estão sujeitas ao provimento de verbas, por meio dos Projetos Básicos ou outros tipos de fomentos. Assim como a necessidade de ampliar o quadro funcional do Mart a partir do Edital de Remoção de Servidores.

Mas o Plano Museológico é um instrumento vivo, é uma ferramenta de gestão que indica as necessidades reais da instituição, suas metas de execução, assim como estabelece que a permanente reavaliação coletiva definirá as condições efetivas de realização das atividades elencadas.


Conheça o Plano na íntegra:

Plano Museológico MART 2020/2023