Educativo

Ações educativas e culturais para todos os públicos

Visitas mediadas, atividades lúdicas, teatro, música, informação! Estas são algumas das oportunidades que o público pode assistir e participar no Mart.

Crianças observam as
ruínas do antigo
Convento durante visita
mediada (Acervo:
Mart/Ibram).
Fotógrafo: Equipe Mart/Ibram.
Ano: 2018.*



A programação do Mart é construída a partir das exposições temporárias e do planejamento de ações pela equipe para a difusão dos acervos, mas ela também dialoga com as datas comemorativas, como os aniversários do Museu e do antigo Convento e com as atividades propostas pelo Ibram, principalmente, a Semana Nacional de Museus (maio) e a Primavera dos Museus (setembro).

Visitas mediadas e atividades culturais

Para melhor acolher seus visitantes, a equipe do Mart recebe treinamento contínuo, por meio do qual aprimora seus conhecimentos sobre a história do antigo Convento e os acervos do Museu. A visita orientada também é realizada com os grupos que procuram o espaço para sediar suas atividades.

Mas são os estudantes, de Cabo Frio, cidades Região dos Lagos, da capital, assim como de outros estados, o público mais frequente nas ações educativas e culturais do Museu. Eles participam tanto das visitas mediadas pelo percurso expositivo do Mart ou pelas exposições temporárias, quanto se divertem nas atividades culturais, como o Mart Apresenta: Histórias no Convento e o Brincando no Mart.

  • Mart Apresenta! Histórias no Convento: apresentação do antigo Convento e do Mart através da contação de histórias para crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Criada em 2018, a ação teve a participação de 700 alunos e professores no seu primeiro ano.

O frade e o capitão-mor
Estêvão Gomes

conversam em Mart
Apresenta! Histórias no
Convento
(Acervo:
Mart/Ibram).
Fotógrafo: Equipe Mart/Ibram.
Ano: 2018.*


  • Brincando no Mart: o Projeto Feito Pra Brincar trouxe para o Mart em 2019 uma série de oficinas de Brincadeiras Tradicionais e Músicas Brincadas, inspiradas nas obras do artista plástico Ivan Cruz.



E não para por aí!

No Mart, há diversão para todas as idades com o Música no Convento, o Mães no Mart: Clube de Mães, o projeto Conversadeira, o Festival Frade Cervejeiro, além de lançamentos de livros, oficinas, palestras, seminários, exibição de filmes, apresentações de dança e teatro, campanhas virtuais de promoção do Museu ou mesas redondas debatendo temas de interesse da região ou relacionados aos temas das exposições temporárias.

  • Música no Convento: na antiga igreja conventual, dotada de excelente acústica, desde 2016, artistas de Cabo Frio e região se apresentam com os mais variados gêneros musicais.

Sarah Dhy e Júnior Carriço estão entre as dezenas de artistas que já se apresentaram no Música no Convento (Acervo: Mart/Ibram).
Fotógrafo: Marília
Ramires. Ano: 2016.*


  • Mães no Mart: Clube de Mães: desde 2019, reúne mães e pessoas interessadas nas questões relativas à maternidade em uma roda de conversa com especialistas da área, como pediatras, enfermeiras, fonoaudiólogos, para discutirem temas relacionados com a saúde das mulheres e a de seus filhos.

  • Projeto Conversadeira: uma peça do acervo do Mart é selecionada para ser apresentada ao público em diálogo com o calendário de festividades do mês da atividade.

  • Festival Frade Cervejeiro: propõe relacionar o ambiente do antigo Convento de N. Sª dos Anjos às práticas de produção cervejeira que ocorriam nos conventos europeus desde o período medieval, reunindo a comunidade e membros das confrarias e cervejeiras locais num evento recheado de boas histórias, comidas e música.


Muitos educadores, pesquisadores, artistas e produtores culturais que desejam um espaço para apresentar sua atividade procuram o Mart, que já se tornou uma referência em Cabo Frio e região.

Há mais de 15 anos, o Coral Despertar do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, ensaia no Museu. O Mart também acolhe os pesquisadores do Conversando sobre a História de Cabo Frio e do Projeto Caminhos da História da Secretaria Municipal de Turismo.

O Coral Despertar do
Clube da Melhor Idade
Alegria de Viver já está
no Mart há mais de 15
anos. (Acervo:Mart/Ibram).
Fotógrafo: Equipe Mart/Ibram.
Ano: 2016.*


O Mart também abriga atividades educativas e culturais como lançamentos de livros, apresentações de dança e teatro, palestras como as do projeto Astronomia no Museu seguidas de observações dos astros, exibição de filmes e documentários no Cinema no Museu e atividades acadêmicas como o Simpósio de História e Ensino de História do Curso de História da Universidade Estácio de Sá – Campus Cabo Frio em parceria com a Associação Nacional de História (Anpuh) – Seção Rio de Janeiro.

Educação para o Patrimônio no Mart

Em 2020 o Mart deu início a um Projeto de Formação Continuada para Professores com o objetivo de contribuir para a melhor aproximação da comunidade escolar do Patrimônio Cultural da região.

Além da produção de materiais paradidáticos que poderão ser utilizados, pelos professores, na visitação ao Museu e em sala de aula, acontecerão as seguintes atividades de formação:

  • Mart Encontra os Professores: encontros da equipe do Museu com os professores para trabalhar o percurso expositivo.
  • Colóquios no Mart: palestras com especialistas sobre temas relacionados à educação, museus e patrimônio.
  • Oficinas no Mart: práticas de experiências em sala de aula com especialistas vinculados aos temas do patrimônio.

Quero fazer minha atividade no Mart: o que fazer?

O grupo En La Barca Jornadas
Teatrais durante apresentação de Memória é Trabalho: Antônio de
Gastão
. (Acervo: Mart/Ibram).
Fotógrafo: Evangelos Pagalidis.
Ano: 2017.*


Todas as atividades no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, de iniciativa de parceiros ou segundo o modelo de cessão de uso de espaço, que respeitem nossa missão institucional, são condicionadas ao calendário do Museu para não haver sobreposição de datas ou horários.

Atividades de cessão de uso de espaço são casamentos, gravações, sessões de fotos, dentre outras que, uma vez verificada a compatibilidade com a agenda do Mart, podem ocorrer em um dos espaços do Museu.


Se tiver interesse em realizar uma atividade no museu, você pode enviar sua proposta preenchendo o Formulário Proposta: quero fazer minha atividade no Mart e encaminhando para o e-mail mart@museus.gov.br, aos cuidados do Setor Educativo e Cultural.


*Caso você se reconheça ou identifique algum parente nas fotografias e não deseje que a imagem continue disponível, faça contato conosco: mart@museus.gov.br.