Arquivístico e Bibliográfico

Núcleo de Biblioteca Especializada e Arquivo Histórico Regional (NBEAHR/Mart)

Os acervos arquivístico e bibliográfico do Mart estão salvaguardados no Núcleo de Biblioteca Especializada e Arquivo Histórico Regional (NBEAHR). Ele foi idealizado juntamente com a criação do Museu e passou a funcionar em 1995.

O local oferece informações para quem deseja se aprofundar em questões relativas a temas como: arte, museu, patrimônio cultural, ou conhecer informações sobre Cabo Frio e região e, especialmente, entender a caminhada do Museu de Arte Religiosa e Tradicional.

No Livro de Registro de Presenças do Mart, vemos a assinatura nº 01, de Edgard Jacintho da Silva, arquiteto do
Iphan que atuou para a criação do Mart, e a nº 08, do fotógrafo Wolney Teixeira, no dia da inauguração do Museu, 15 de dezembro de 1982.
(Acervo: Mart/Ibram)


Desde o segundo semestre de 2019, o NBEAHR atua diretamente relacionado ao Programa Educativo e Cultural do Mart contribuindo para o embasamento de projetos de educação, o que também possibilita a difusão dos acervos do Núcleo.

O acervo arquivístico reúne, além de documentação textual e não-textual, uma grande coleção de fotografias, analógicas e digitais, que narra ações realizadas no Museu ao longo de sua existência. Desde 2017, esse registro é sistematizado no projeto Memória Institucional do Mart, que também preserva os depoimentos orais de servidores do Museu e de participantes nas exposições temporárias junto ao Laboratório de História Oral, em entrevistas realizadas com a participação de estudantes de cursos de graduação de Cabo Frio e região.

Já a biblioteca do Mart possui livros, monografias, folhetos, periódicos, fascículos avulsos de periódicos, obras de referência como dicionários, boletins bibliográficos, enciclopédias, guias e livros técnicos para as pesquisas necessárias ao tratamento das obras e coleção de multimeios composta por CDs, DVDs e fitas de vídeo cassete. Boa parte deste acervo foi adquirida por compra ou com a doação por particulares e instituições públicas e privadas. Desde 2019, a biblioteca integra a Rede de Bibliotecas do Ibram.

Entre as obras disponíveis na biblioteca do Mart, o livro Centenário da Independência do Brasil – Álbum do Estado do Rio de Janeiro 1922, que registrou Cabo Frio na época.
(Acervo: Mart/Ibram)


O NBEAHR oferece horários para a consulta do acervo pelo público, condicionada a agendamento prévio pelo telefone (22) 2646-7340.


No momento, devido às medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19, as consultas públicas estão canceladas. Em breve, o Mart/Ibram comunicará o retorno das atividades.