Mart apresenta a Exposição Virtual “TRAÇOS DA MEMÓRIA”

Conheça o trabalho do artista plástico Yuri Vasconcellos para celebrar os 64 anos do tombamento do Convento

publicado: 15/01/2021 17h44, última modificação: 29/09/2022 15h06

Para celebrar os 64 anos do tombamento do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ocorrido em 17 de janeiro de 1957, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) realiza a exposição virtual Traços da Memória, com obras de Yuri Vasconcellos.

Traços da Memória apresenta, por meio das memórias do artista, com base em dados da pesquisa realizada pelos curadores da exposição, Yuri Vasconcellos e Ana Luiza Barbosa, elementos do patrimônio cultural de 10 cidades da mesorregião da Baixada Litorânea Fluminense, em desenhos digitais e poemas.

A exposição foi contemplada com o edital estadual do Rio de Janeiro, Cultura Presente nas Redes de 2020. Para sua disponibilização no Mart, além das 40 obras originais (desenhos e poemas), o artista desenvolveu outras 08, inéditas, inspirado em Cabo Frio, cidade que sedia o museu.

“Cabo Frio – Navegando na fé”, de Yuri Vasconcellos é um dos 24 desenhos que compõem a Exposição Virtual no site do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart).

O artista – Yuri Vasconcellos é artista plástico, ator, poeta, produtor cultural e professor de Artes. Nascido no Rio de Janeiro e morador de Cabo Frio desde a infância, conheceu de perto a cultura de toda a região. Grande entusiasta da arte e da cultura, desenvolve há muitos anos desenhos, pinturas, poemas, aulas e peças teatrais sobre a memória e o patrimônio cultural dos lugares por onde passa. Em 2017 realizou a exposição Yuri Vasconcellos 4×1 no Mart e a exposição Geração do Sal no Charitas, na mesma cidade, além de expor seus trabalhos em cidades de Portugal.

Acesse a Exposição clicando na imagem abaixo ou visite no Menu “Exposições Temporárias”, ano “2021”.