Exposição Digital Traços da Memória





“TRAÇOS DA MEMÓRIA”,

por Yuri Vasconcellos



Há 64 anos, no dia 17 de janeiro de 1957, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Cabo Frio (RJ) era reconhecido como patrimônio nacional, inscrito sob o nº 436 no Livro do Tombo das Belas Artes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Passado algum tempo, parte do Convento se tornaria a sede do Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o Mart. Para comemorar a preservação do Convento, atualmente reconhecido como referência cultural na região, reunimos memórias e conhecimentos do artista Yuri Vasconcellos sobre o patrimônio das cidades da região da Baixada Litorânea fluminense, na exposição virtual Traços da Memória.


A Exposição Virtual


Premiada pelo edital do estado do Rio de Janeiro em 2020, “Cultura Presente nas Redes”, a exposição virtual de artes Traços da Memória apresenta desenhos digitais e poemas inéditos de Yuri Vasconcellos, inspirados no patrimônio cultural de 10 cidades da região da Baixada Litorânea: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. 

A exposição visita os lugares, as obras de arte, as histórias e memórias, as pessoas e as comunidades representativas dessas localidades, aqui reunidos a partir da vivência pessoal e afetiva do artista, com informações aprofundadas pela pesquisa histórica realizada por seus curadores: Yuri Vasconcellos e Ana Luiza Barbosa.

Conheça a região a partir dos traços e versos de Yuri Vasconcellos e aproveite para mergulhar nessa riqueza cultural que valoriza ainda mais as cidades fluminenses! 




Araruama

Araruama é considerado, geograficamente, o maior município da Região dos Lagos (microrregião que integra a Baixada Litorânea), com uma área de 638 km². Com praias oceânicas e lagoas, como a Lagoa de Araruama, a cidade possui uma população de cerca de 134.293 habitantes, segundo o IBGE. O nome, de origem tupi, significa: lugar de as araras beberem água. Em 6 de fevereiro de 1859, a freguesia de São Sebastião de Araruama foi elevada à categoria de Vila de Araruama e, em 22 de janeiro de 1890, à categoria de cidade.



Armação dos Búzios

Armação dos Búzios, também, carinhosamente, chamada “Búzios”, teve sua primeira denominação em português, “ponta dos búzios”, devido à quantidade de conchas em suas praias. Ganhou fama internacional, quando visitada por Brigitte Bardot em 1964. Dentre suas joias, está o legado das comunidades quilombolas, homenageadas com o Dia Municipal dos Quilombolas: 16 de março. A península, marcada por ventos fortes, atrai praticantes do iatismo e do voo livre. O 3º distrito de Cabo Frio foi emancipado após consulta popular por plebiscito, em 1995, sendo o aniversário da cidade comemorado em 12 de novembro.







Arraial do Cabo

Até 13 de maio de 1985, quando se emancipou, Arraial do Cabo esteve vinculado a Cabo Frio. A cidade é um cabo composto por belas praias e enseadas que atraem turistas de todo o mundo interessados na prática do ecoturismo e do mergulho, devido às belezas naturais e sua rica fauna marinha. Entre suas maravilhas, a praia da Ilha do Farol, eleita a mais perfeita do Brasil pela Revista Veja, em 2000. A cultura cabista possui particularidades, expressas em seu modo de falar, que distinguem a cidade das demais da região.








Cabo Frio

Com uma população em 2020 estimada em 230.378 habitantes, segundo o IBGE, o município faz divisa com várias cidades da Baixada Litorânea. Uma das cidades mais antigas do País, Cabo Frio foi fundada em 1615. Devido à boa oferta de serviços e atividades comerciais, atualmente desempenha o papel de cidade pólo na região, além de ser conhecida com destaque na rota do turismo fluminense, atraindo turistas interessados em suas belezas naturais, especialmente na praia Forte.











Casimiro de Abreu

O município teve seu nome alterado em 31 de março de 1938 para homenagear o poeta romântico, Casimiro de Abreu, ali nascido em 1839. O ilustre casimirense também denomina a Fundação Cultural, responsável pela política cultural municipal, e a Casa de Cultura, sediada numa estação centenária. A cidade compartilha com Silva Jardim a sede da Reserva Biológica Poço das Antas e atrai pessoas interessadas no turismo ecológico, devido a suas cachoeiras, rios e mar. Sua população é estimada pelo IBGE em 45.041 habitantes.







Iguaba Grande

Iguaba vem do tupi e significa “lugar de beber água, bebedouro”. O município, que pertencia a São Pedro da Aldeia, foi emancipado em 1995, resultado da votação popular feita em 13 de março de 1994. Com características de cidade praiana e de interior, atrai turistas que frequentam as águas mornas e calmas da Laguna de Araruama. Sua população, estimada em 2020, segundo o IBGE, era de 28.837, entre iguabenses e pessoas que escolheram o lugar para viver.







Rio das Ostras

No século XIX, a chamada Baía Formosa foi rota de tropeiros e comerciantes. A criação do município data de 10 de abril de 1992, quando foi desmembrado o então distrito, de Casimiro de Abreu. Um dos municípios com maior taxa de crescimento demográfico no estado do Rio, sua população foi estimada, em 2020, em 155.193. Em 2010 eram 105.676 pessoas e, em 2000, apenas 36.419. Entre seus atrativos, as praias do Costa Azul e o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Nascidos em Rio das Ostras são chamados rio ostrenses.







São Pedro da Aldeia

O passado da cidade remete ao aldeamento jesuíta, fundado em 1617, presença que foi perpetuada na antiga Igreja Matriz, preservada como patrimônio nacional pelo Iphan. Em 1892 ganhou autonomia administrativa e se separou de Cabo Frio. O município possui atrativos que remetem à história e à tradição cultural da região, além de sediar a Base Aérea Naval, criada em 1966, única deste tipo no País. Aldeenses são as pessoas nascidas em São Pedro da Aldeia. Município localizado em posição central em relação a várias cidades da região, São Pedro da Aldeia conta hoje com 106.049 habitantes, de acordo com o IBGE.







Saquarema

Saquarema, “a capital nacional do surfe”, com as ondas excelentes de suas praias para a prática do esporte, sedia a etapa brasileira do Surf World League. A praia de Itaúna é a mais movimentada devido às suas ondas. Além dos esportes, sua população de 90.583 habitantes também se mobiliza nas famosas festas religiosas, tradicionais junto aos saquaremenses. Outro destaque é o “Templo do Rock”, casa onde o roqueiro Serguei, falecido em 2019, morava na cidade.







Silva Jardim

Com seu atual nome em homenagem ao advogado republicano Antônio da Silva Jardim, a cidade possui sua principal atividade econômica na pecuária. O ecoturismo vem crescendo devido a seus atrativos como a Lagoa de Juturnaíba, rios, cachoeiras e a Reserva Biológica Poço das Antas, reserva biológica federal destinada a preservar o mico-leão-dourado e a Mata Atlântica. Nascidos na cidade são chamados silva-jardinenses, sendo que uma parte integra o conjunto dos 21.774 moradores estimados pelo IBGE.







O artista

Yuri Vasconcellos é artista plástico, ator, poeta, produtor cultural e professor de Artes. Morador de Cabo Frio desde a infância, conheceu de perto a cultura de toda a região. Grande entusiasta da arte e da cultura, desenvolve há muitos anos desenhos, pinturas, poemas, aulas e peças teatrais sobre a memória e o patrimônio cultural dos lugares por onde passa.





Livro de registro de presença


Gostou? Não deixe de registrar a sua presença e comentar o que achou da exposição clicando abaixo:


Ficha Técnica


Abertura da exposição virtual: 17 de janeiro de 2021

Concepção e desenvolvimento para este site: Equipe Mart

Desenhos e Poemas: Yuri Vasconcellos

Curadoria e Pesquisa Iconográfica: Ana Luiza Barbosa e Yuri Vasconcellos

Produção: Ana Luiza Barbosa

Identidade visual e montagem do site expositivo: Yuri Vasconcellos

Realização: Projeto Feito pra Brincar

Exposição premiada pelo Edital Cultura Presente nas Redes da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro de 2020