A tradição e devoção dos Congados Mineiros é o tema da mais nova Exposição Virtual do Mart

O trabalho de autoria do antropólogo Daniel Arrebola e da bióloga Ana Paula Pereira, estreou no site do Mart, no dia 19 de setembro, durante a 16° Primavera de Museus.

publicado: 29/09/2022 15h03, última modificação: 18/04/2023 10h41

Cabo Frio, RJ – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) apresenta sua nova exposição virtual fotográfica: Congados: canto, dança e devoção do corpo negro. O trabalho de autoria do antropólogo Daniel Arrebola e da bióloga Ana Paula Pereira, estreou no site do Mart, no dia 19 de setembro, durante a 16° Primavera de Museus.

A exposição traz 30 imagens que retratam as manifestações culturais dos Congados e das Cavalhadas, que compõe os quatro dias da Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Dores do Indaiá (MG). As imagens trazem o olhar sobre a forte influência das tradições negras na festa, a devoção aos santos e santas católicos, através da ótica das danças, dos cantos e da devoção popular. O projeto é resultado de pesquisas realizadas, nos anos 2019 e 2022, pelo antropólogo Daniel Arrebola e a bióloga Ana Paula Pereira para os departamentos dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – PPGPS/UENF, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santos – PGCS/UFES e a Unidade Experimental de Som e Imagem – UESI/UENF.

Você pode conferir a Exposição Virtual “Congados – canto, dança e devoção do corpo negro” clicando na imagem abaixo:

O momento de devoção a Nossa Senhora do Rosário é um
dos registros que compõem a exposição virtual com
trabalhos de Daniel Arrebola e Ana Paula Pereira.

OS AUTORES

DANIEL ARREBOLA é Antropólogo pela PUC-RIO, com ênfase em Antropologia, Arte e Cultura. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espirito Santo – UFES (PGCS/UFES) e colaborador da Unidade Experimental de Som e Imagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF (UESI/CCH/UENF).

ANA PAULA PEREIRA é Bióloga pela FAESA (Faculdades Integradas Espirito-Santenses) e Especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Atua junto à Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e participou no projeto de extensão “Educação continuada em multimídia, arte e cultura” do Centro de Ciências do Homem (CCH) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

MAIS SOBRE A 16° PRIMAVERA DE MUSEUS – A Primavera de Museus, ação cultural organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, chega a sua 16° edição, trazendo como tema de destaque para o ano de 2022: “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. A ação ocorre especialmente, entre os dias 19 a 25 de setembro. O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) de Cabo Frio, realizará diversas atividades, presenciais e virtuais, ao longo de todo o mês, entre elas, a inauguração da exposição Virtual Congados: canto, dança e devoção do corpo negro, além de ações educativas voltadas para o patrimônio cultural, oficinas e apresentações musicais.

Confira o Guia de Programação no site: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/16aprimavera-dos-museus

Nossos horários para visitação:
3º a 6º feira: 10h às 17h / Sábados: 10h às 14h.
Endereço: Antigo Convento de Nossa senhora dos Anjos – Largo de Santo Antônio, s/n°, Centro – Cabo Frio (RJ)


Site: https://museudeartereligiosaetradicional.museus.gov.br/
Instagram: @museu.mart
Contato:
Setor Educativo e Cultural: (22) 98154-0088
Setor de Difusão e Divulgação: (22) 98154-0086
E-mail: mart@museus.gov.br
Agendamento de escolas/outros grupos: mart.educativo@museus.gov.br