Via Sacra em frente ao Mart

Fiéis se reúnem às sextas feiras, em frente ao antigo Convento, para a Via Sacra

publicado: 05/04/2022 15h23, última modificação: 14/12/2022 12h28

Em Cabo Frio, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Assunção realizam às sextas feiras da Quaresma a Via Sacra, reunindo-se em frente ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional – antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos – meditando as quinze estações à medida em que sobem o Morro da Guia. 

A Via Sacra – ou Via Crucis – é o trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz, desde o pretório de Pilatos, onde foi condenado, até o Calvário, local de sua crucificação e morte. De acordo com a tradição cristã, Cristo teria ressuscitado no domingo e morrido três dias antes, contados o primeiro e último dias, portanto, na sexta feira.

Rezar a Via Sacra é uma forma de meditar sobre a Paixão de Cristo. Durante a quaresma, que é um período de preparação que antecede a Páscoa, os fiéis cristãos meditam as quatorze estações, que vão desde a condenação de Cristo a morte até seu sepultamento.

O adro do antigo Convento ainda é utilizado durante a Semana Santa pela Paróquia no dia de Ramos, 10 de abril, a partir das 7h, para a benção dos ramos e início da Procissão de Ramos, e também no último ato da Procissão do Fogaréu, no dia 13 de abril.


Foto: Site – Paróquia Nossa Senhora da Assunção.


Linda vista do Morro da Guia, que fica logo acima do Mart