O Mart foi selecionado para o HUB+!

O edital HUB+ tem como objetivo fortalecer o setor de museus brasileiros

publicado: 30/07/2021 11h29, última modificação: 29/09/2022 15h07

Desde o mês passado, a equipe do Mart participa junto com outros 09 museus do Estado do Rio do Programa Hub+. Fomos selecionados numa disputa apertada, em que mais de 60 instituições do estado concorreram ao edital.

O HUB+ é um programa de formação e qualificação com foco em educação, preservação e acessibilidades e tem como objetivo fortalecer o setor de museus brasileiros apoiando-o para que enfrente os desafios impostos pelo contexto da pandemia e também se adeque às demandas de novas abordagens de trabalho no mundo digitalizado. As atividades ocorrem por meio de cursos EAD, workshops, mentorias e vivência compartilhada.

O projeto, desenvolvido através da empresa Coeficiente Artístico, é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (RJ) e pela Oi, através da Lei  Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto, que foi elaborado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, irá identificar as necessidades de formação de cada museu selecionado para que possa atuar de forma direcionada e customizada. A partir de mentorias técnicas online e presenciais com especialistas, cursos a distância, vivências e workshops com conteúdo acessível em Libras e legendas em inglês, os participantes terão a oportunidade de desenvolverem novas estratégias de atuação e conexão com o público.

Além do Mart, participam o Museu Casa do Colono, em Petrópolis, o Espaço Cultural Luciano Bastos de Bom Jesus de Itabapoana, o Museu da Cultura Finlandesa Eva Hilden de Penedo, o Museu Histórico Antônio Ventura Coimbra Lopes de Miracema, o Museu e Biblioteca Corina Peixoto de Araújo de São Fidélis. Na capital, o Museu Bispo do Rosário (Curicica), o Museu de Favela – MUF (da comunidade do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul), o Museu da Geodiversidade – MGeo (Cidade Universitária da UFRJ) e o Museu da Patologia da Fundação Oswaldo Cruz (Bonsucesso).

Já visitou nossas Exposições Digitais? Confira clicando na imagem abaixo: