Museu de Arte Religiosa e Tradicional reabre ao público após receber manutenção na fachada

O extenso trabalho realizado pela COMSERCAF/PMCF durou 15 dias com pintura, limpezas e iluminação

publicado: 15/09/2023 11h45, última modificação: 09/11/2023 15h01
Fachada do Museu de Arte Religiosa e Tradicional após receber a nova pintura. (Foto: Carlos Henrique Silva)

CABO FRIO (RJ) – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) de Cabo Frio reabrirá neste sábado (16/09), às 10 horas, após o término da manutenção na fachada, realizada pela Companhia de Serviços de Cabo Frio (COMSERCAF/PMCF). Foram 10 dias de intenso trabalho.

A manutenção começou no dia 31 de agosto, quinta-feira, com a lavagem dos paredões externos para, em seguida, iniciar a caiação –aplicação de cal – material original do monumento. Para essas operações, foram necessários equipamentos especiais, andaimes e caminhão munck.

Durante os dias de manutenção, o Mart recebeu, representado pela museóloga, Aline Simões Cadaxo, a Presidenta da COMSERCAF, Patrícia Brandão, que venho acompanhar os trabalhos da sua equipe e o espaço do antigo convento.

Além da fachada, a área externa recebeu serviços de limpeza, desobstrução de ralos, capina e iluminação. A ação é um dos resultados da reunião entre o Mart, representado pela sua diretora, Carla Renata Gomes, e o Presidente Interino da COMSERCAF, Fellipe Corrêa, realizada no último dia 21 de agosto.

Devido à rotina dos trabalhos, o museu precisou se manter fechado para visitas públicas, assegurando a integridade dos visitantes, mas os serviços internos (administrativo e técnico) não pararam.

A reabertura do Mart conta com a programação da 17° Primavera dos Museus, com a atividade Ocupação Queer, com o Projeto LR+, quando haverá apresentações, oficinas e roda de conversa. A programação completa AQUI.

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart/Ibram)

Local: Largo de Santo Antônio, s/n°, Centro – Cabo Frio – RJ

Telefones: (22) 98154-0086 ou (22) 98154-0088 E-mail: mart@museus.gov.br