Instituto Brasileiro de Museus
Museu de Arte Religiosa e TradicionalMART sedia lançamento de documentário sobre a pesca artesanal na Lagoa de Araruama
Com direção de Guto Madeira, “Homens da Lagoa – e outras histórias de pescador” une realidade e expressão artística em exibição gratuita nesta quarta-feira (17).
CABO FRIO (RJ) – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Ibram/MinC), sediará o lançamento do documentário-arte “Homens da Lagoa – e outras histórias de pescador”. A exibição acontece nesta quarta-feira, dia 17 de junho, às 18h, com entrada gratuita e aberta ao público.

Com direção de Guto Madeira, a produção audiovisual volta suas lentes para a riqueza cultural e o cotidiano da pesca artesanal do camarão-rosa na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, e na Ponta do Ambrósio, em São Pedro da Aldeia. O curta-metragem também registra a poesia visual do Canal do Itajuru, o estreito e sinuoso vínculo que conecta a lagoa ao mar.
O filme, que possui 30 minutos de duração, propõe uma experiência estética e emocional ao espectador. Através de imagens inusitadas e de uma edição precisa, a obra costura realidade e sensibilidade artística para retratar a vida, a história e os saberes da comunidade pesqueira local. O olhar do diretor se debruça sobre a Lagoa de Araruama, um ecossistema antigo, repleto de lendas e considerado o coração da Região dos Lagos.
A realização do projeto foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura de Cabo Frio, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A produção conta ainda com a coprodução da A Casa da Praia e Rasta Filmes, além da colaboração da Pono Marcenaria e 3H Imper.






Ficha Técnica:
| Direção: Guto Madeira Direção de Arte: Liana Turrini Direção de Fotografia: Guto Madeira Direção Executiva: Renata Senra e Taz Mureb Cinegrafistas: Carlos Almeida, Guto Madeira, Luis Simpson e Renata Senra Trilha Sonora: Ivo Vargas, Junior Carriço e Vitalino Poetisa Cinematográfica: Liana Turrini Assistentes de Produção: Renata Senra, Liana Turrini, Carlos Almeida, Sophia Senra, Victorio Turrini e Rafael Turrini Pesquisa, Argumentação e Texto: Liana Turrini e Heleno Turrini Participações Especiais: Gecay, Calypso, Adriano Lemos, Aldry Coutinho, Eduardo Lopes, Fagner Luis, Marcio Rangel, Patrick Meirelles e Renato Farias Coprodução: A Casa da Praia e Rasta Filmes Colaboração: Pono Marcenaria e 3H Imper Realização: Lei Paulo Gustavo, Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Cabo Frio, Ministério da Cultura, Governo Federal |
| SERVIÇO |
| Evento: Lançamento do documentário-arte “Homens da Lagoa – e outras histórias de pescador” Data: Quarta-feira, 17 de junho de 2026 Horário: 18h Local: Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) Endereço: Largo de Santo Antônio, s/nº, Centro – Cabo Frio (RJ) Entrada: Gratuita e aberta ao público CONTATO: (22) 98154-0086 ou mart.comunicacao@museus.gov.br |