CABO FRIO (RJ) – Como parte da programação da 22º Semana Nacional de Museus, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) recebe a exposição de fotografias “Tradicionais: essência e resistência da pesca artesanal”, de Raphael Paz. O trabalho revela a percepção poética captada sobre a resistência da pesca artesanal das famílias tradicionais do distrito de Figueira, em Arraial do Cabo (RJ).
As fotografias, tiradas com o próprio celular, buscam retratar a vivência da pesca e sua cadeia produtiva na Laguna de Araruama, como a captura do pescado, o tipo de pesca com redes e as embarcações de pequeno porte e sua manutenção, além do armazenamento, preparo para a venda e a comercialização do pescado para a comunidade local, turistas e comercio atacadista.
O autor também traz um compromisso social com os trabalhadores da pesca local – homens e mulheres que vem de gerações nesta área – e a valorização desta comunidade, ressaltando três pontos fundamentais: memória, pertencimento e identidade.
A exposição ficará no Mart, na saleta de entrada (recepção), de 14 de maio até 13 de julho, onde abrigará 15 fotografias selecionadas pelo artista entre as 40 que compõe a série. A entrada é gratuita e aberta ao público.
CONFIRA ALGUMAS DAS FOTOGRAFIAS
SOBRE O AUTOR:
RAPHAEL PAZ é carioca, mas adotou Figueira, distrito de Arraial do Cabo, como seu lar. É fotógrafo documental e integra o programa Acervo Imagens do Povo, do Observatório de Favelas, apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC).
É graduado em Antropologia da Imagem pela PUC-RIO e ganhador do Prêmio Ivone Lara 2023 do Coren-RJ. Além da fotografia, Raphael é servidor público do SUS, onde atua como enfermeiro, em Arraial do Cabo.
A fotografia entrou em sua vida de maneira não planejada, em meio a pandemia de COVID-19, onde, com o celular, começou a fazer registros locais das paisagens. O autor já tem outras duas exposições para serem lançadas no mesmo formato.
Contato: Instagram (@ph_paz_raphael)
Texto: Carlos Henrique Silva
Supervisão: Aline Cadaxo