Mart realizará atividades especiais para a 16ª Primavera de Museus

“Independência e museus” é o tema escolhido para esta edição. A proposta é renovar os olhares sobre os fatos históricos.

publicado: 12/09/2022 17h26, última modificação: 03/01/2023 18h04

A Primavera de Museus, ação cultural organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, chega a sua 16° edição, trazendo um tema de destaque para o ano de 2022: “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. A ação ocorre, especialmente, entre os dias 19 e 25 de setembro. O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) de Cabo Frio realizará diversas atividades ao longo de todo o mês.

O tema deste ano foi escolhido em comemoração ao Bicentenário da Independência. A proposta é renovar os olhares sobre os fatos históricos, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Neste contexto, a ideia é buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências, como, por exemplo, o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil, como, ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independência no país.

A partir do dia 09/09, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram), em Cabo Frio, traz atividades, presenciais e virtuais, que se estenderão até o fim de setembro. Entre elas, estão a inauguração de uma nova exposição virtual, ações educativas voltadas para o patrimônio cultural, oficinas e apresentações musicais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MART/IBRAM:

DATASATIVIDADES
Dia 9 de setembroATIVIDADE VIRTUAL: “Livro do Mês”. Indicação de livros que tratem do Mart/antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, cultura e patrimônio, nas redes sociais do Mart.
Dia 15 de setembroATIVIDADE VIRTUAL: “Cabo Frio tem…” Saiba mais sobre os atrativos histórico-culturais da cidade de Cabo Frio, nas redes sociais do Mart
Dia 19 de setembroEXPOSIÇÃO VIRTUAL FOTOGRÁFICA: “Congados – canto, dança e devoção do corpo negro”, com imagens do antropólogo Daniel Arrebola e da bióloga Ana Paula Pereira (curadores), no site do Mart
Dia 20 de setembro10h – Conhecendo a Flora do Mart – identificação das principais plantas do jardim interno do Mart, por meio de placas de sinalização;

17:30h – Dia Municipal do Cavaquinho: Homenagem a Waldir Azevedo, com Maestro Ângelo Budega;

18h – Projeto Educação para o Patrimônio no Mart: Colóquios no Mart: “Cabo Frio Digital – Novas Tecnologias e História Local”, com o Professor Paulo Roberto Pinto de Araújo. Será conferido declaração de participação aos presentes;
Dia 21 de setembro14h – Visita monitorada “Vem pro Mart – Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio”, pela exposição de curta duração. Será conferido declaração de participação aos presentes;

18h – Projeto Educação para o Patrimônio no Mart: Oficinas no Mart: “Cabo Frio Digital – Novas Tecnologias e História Local”, com o Professor Paulo Roberto Pinto de Araújo. Será conferido declaração de participação aos presentes
Dia 22 de setembro14h – Oficina de pintura “Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio”, com o autor das obras da exposição de curta duração, Edimar Freitas, para alunos do curso de Formação de Professores. Será conferido declaração de participação aos presentes;

19h – Música no Convento: Apresentação “La Guitarra y La Bailarina” – Dança Espanhola e Música, com Luciana Dutra e Grupo da Capo, com participação especial da soprano Fabiana Cruz.
Dia 23 de setembro15h30 – Ensaio do Coral Despertar do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, sob regência do Maestro Francisco Silguero;

18h – Lançamento do livro “O primeiro romancista brasileiro recebe uma mensagem secreta para comunicar a D. Pedro II”, de José Correia
Dia 27 de setembro10h às 17h – “Da Mãe África ao Antigo Cabo Frio”: dia de São Cosme e São Damião;

09h30 às 11h e das 14h30 às 16h – “Literafro no Museu”. Contações de histórias da literatura afro-brasileira voltadas para a Educação Infantil.
Parceria: Secretaria Municipal de Educação SEME/PMCF.
Dia 29 de setembro9h30 às 11h e das 14h30 às 16h – “O Convento na Rota Histórica”. Visita percorrendo o caminho da presença dos indígenas, jesuítas e negros no processo histórico do Mart, do antigo Convento e do Morro da Guia.
Parceria: Secretaria Municipal de Educação SEME/PMCF.
*Programação sujeita a alterações

UM POUCO MAIS SOBRE O MART:

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) está vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), uma autarquia federal. O Museu abriu suas portas ao público em 15 de dezembro de 1982. Está sediado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, edificação franciscana, construída ainda durante o período colonial (século XVII), que compõe a paisagem cultural da cidade de Cabo Frio (RJ).

Nossos horários para visitação:

3º a 6º feira – 10h às 17h / Sábados – 10h às 14h.

Endereço: Largo de Santo Antônio, s/n°, Centro – Cabo Frio (RJ)

Site: https://museudeartereligiosaetradicional.museus.gov.br/

Instagram: @museu.mart

Contato:

Setor Educativo e Cultural: (22) 98154-0088 (apenas Whatsapp)

Setor de Difusão e Divulgação: (22) 98154-0086 (apenas Whatsapp)

E-mail:mart@museus.gov.br

Agendamento de escolas/outros grupos: mart.educativo@museus.gov.br

Por: Carlos Henrique Silva (Estagiário – comunicação)