Confira a programação da 14ª Primavera dos Museus

O Mart tem muitas atrações pra você!

publicado: 05/07/2020 18h57, última modificação: 15/01/2021 18h14

Entre os dias 21 e 27 de setembro, acontece a 14ª Primavera de Museus, temporada de eventos em comemoração à estação homônima, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e da qual participam museus de todo o país, desenvolvendo diversas atividades, tais como oficinas, exposições, palestras, contação de histórias, dentre outras, em torno de um tema proposto pelo Ibram.

Neste ano, diante da pandemia do Covid-19 e das medidas de distanciamento social, que resultaram no fechamento ao público das instituições museológicas, o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação” propõe possibilidades de experimentar e produzir novas práticas dialógicas, de linguagens de armazenamento e de disseminação das informações, incentivando os museus a preservarem, investigarem, comunicarem, interpretarem e exporem suas coleções por meio de ferramentas digitais e da lógica das redes sociais.

De acordo com o texto de referência da 14ª Primavera de Museus, divulgado pelo Ibram: “A crise que a pandemia apresenta ao setor pode significar a oportunidade de observarmos o desafio da transformação digital para as instituições de memória, em um sentido mais amplo, e para os museus e seus públicos, em especial.”

O Museu de Arte Religiosa preparou uma programação com atividades que serão desenvolvidas exclusivamente através da internet – redes sociais (Facebook e Instagram) e/ou site do Mart. Confira:

Durante todo o mês, como parte do “Projeto Educação para o Patrimônio no Mart“, estará sendo realizada sondagem com os professores das redes pública e privada sobre educação, museus e patrimônio, através de questionário online, disponível no link Formulário de Pesquisa.

Já às segundas-feiras, o Mart propõe a campanha virtual de divulgação do seu acervo “Conhecendo o Acervo do Mart“, através das suas redes sociais. No dia 09, com o “Livro do Mês”, o Mart indica um livro sobre a História de Cabo Frio, Patrimônio e Cultura, através das suas redes sociais, e, nesse mês, o livro escolhido é “Anuário de Cabo Frio 2013“, da Secretaria de Cultura/PMCF. No dia 22, foi lançado o site do Mart, que é mais um instrumento para a divulgação das atividades e dos acervos do Museu, além de um importante canal de comunicação com o público.

Siga o Mart:
Facebook: Museu de Arte Religiosa e Tradicional
Instagram: @museu.mart
Site: http://museudeartereligiosaetradicional.museus.gov.br/

Para saber mais sobre a 14ª Primavera de Museus e conferir a programação das demais instituições, acesse o site do Instituto Brasileiro de Museus.

Referências: Site do Instituto Brasileiro de Museus – www.museus.gov.br