Mart reabre para o público no dia 22 de setembro

Reabertura será parcial e seguirá os protocolos de segurança

publicado: 15/09/2021 16h24, última modificação: 29/09/2022 15h07

Fechado à visitação pública desde março do ano passado devido à pandemia de Covid-19, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart/Ibram) reabrirá ao público no próximo dia 22, quarta-feira. A visitação ocorrerá sempre das 13 às 17 horas, das terças às sextas-feiras.

Seguindo as orientações do Protocolo Sanitário de Reabertura elaborado pela equipe com base em orientações técnicas especializadas, o retorno das atividades presenciais no Mart para a equipe ocorreu desde janeiro deste ano. Num primeiro momento houve a readequação do espaço para o seu melhor funcionamento no contexto pandêmico.

Agora é a vez da reabertura parcial do Mart, o espaço da Igreja conventual, ação prevista da Fase II do documento de segurança sanitária do Museu.

A antiga Igreja Conventual é, sem sombra de dúvida, o espaço que mais atrai o público na visita ao Mart. Nela estão concentrados importantes elementos do acervo museológico, peças que pertenceram ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos. Ela reúne parte da arquitetura do antigo convento preservada, a beleza dos bens integrados que ornamentam seu interior, como os retábulos em madeira com douramentos, utensílios e imagens religiosas dos séculos XVII e XVIII, como o conjunto escultórico Milagre da Porciúncula.

Entre as imagens que poderão ser vistas, está o conjunto escultórico Milagre da Porciúncula, higienizado pela equipe de Museologia durante a pandemia e recolocado na antiga Igreja conventual.

Para que o visitante aproveite ao máximo sua visita, deve estar atento a estas dicas!

• O único acesso do visitante será pela porta de entrada da Igreja Conventual;

• Neste local haverá uma barreira sanitária onde serão conferidos a temperatura corporal e o uso de máscara pelo visitante;

• A ocupação máxima na antiga Igreja conventual será de 10 pessoas;

• Em caso de o espaço estar com o público no limite, o visitante deverá aguardar a saída de alguém para entrar no Museu;

• Logo na entrada do museu haverá um totem de álcool em gel que deverá ser obrigatoriamente utilizado por todos que ingressarem no museu;

• O ingresso no museu será quantificado pela retirada de senhas no dispenser que ficará na entrada que deverão ser depositadas no recipiente sob o balcão da recepção;

• O livro de registro de presença de público será mantido para assinaturas voluntárias, devendo a caneta utilizada ser higienizada com álcool 70% antes e depois do uso;

• Não será permitido o uso do sanitário ou do bebedouro;

• Os visitantes deverão atentar para o distanciamento no espaço, sendo apenas permitida a aglomeração de grupos familiares;

• A equipe estará atenta aos protocolos, podendo interpelar os visitantes em caso de negligência;

Todas as informações estarão disponíveis num banner explicativo no acesso ao Mart. Aguardamos a sua visita!