Nesta sexta-feira (22), o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) promoverá, a partir das 18h, uma roda de conversa como reflexão pelo Dia da Consciência Negra. A atividade contará com a presença de Thammy Carvalho, Pierre de Cristo, Dr. Guilherme Teixeira e o Bispo Dom Joanir da Silva.
Com o tema “História e Resistência“, o bate-papo pretende trazer reflexões e diálogos sobre a data, a importância e a sua relevância histórica para a luta contra o racismo e a intolerância religiosa.
Participarão da roda a jornalista, fotógrafa e fundadora do Coletivo Cultural “Olhar da Perifa”, Thammy Carvalho, o historiador, pesquisador e escritor Pierre de Cristo, além do advogado criminalista e integrante do Coletivo Cultural “Olhar da Perifa”, Dr. Guilherme Teixeira, e Dom Joanir da Silva, Bispo Diocesano da Igreja Apostólica Católica do Brasil. O evento é gratuito e aberto ao público.
DIA DA CONSCIENCIA NEGRA
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695.
A celebração deste dia é crucial para recordar que a nossa sociedade foi formada através da escravidão. E que, apesar dos avanços e transformações, a escassez de oportunidades para os negros, o racismo enraizado nos pormenores do dia a dia e as tentativas de apagar a cultura africana demonstram que ainda há um extenso percurso a ser percorrido.
SERVIÇO
RODA DE CONVERSA “HISTÓRIA E RESISTÊNCIA”
DATA: 22 de novembro (sexta-feira), às 18h. (Atividade gratuita)
LOCAL: Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, Largo de Santo Antônio, s/nº – Centro – Cabo Frio)
CONTATO: (22) 98154-0088 ou 98154-0086
Instagram: @museu.mart / Facebook: martibram
TEXTO: Carlos Henrique Silva
SUPERVISÃO: Manoella Evora