MART INAUGURA, NESTA TERÇA-FEIRA (24), SUA NOVA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA ‘O MAR, A PESCA, A PONTA DOS BÚZIOS’

As fotografias de Lygia Baeta Neves relatam um pouco da história da pesca artesanal de Armação dos Búzios (RJ).

publicado: 23/09/2024 13h00, última modificação: 23/09/2024 13h03

CABO FRIO (RJ) – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) inaugurará, nesta terça-feira, dia 24 de setembro, às 18h, a sua mais nova exposição temporária. Intitulada “O Mar, a Pesca, a Ponta dos Búzios”, a exposição de fotografias de Lygia Baeta Neves dará aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco da história da pesca artesanal de Armação dos Búzios (RJ). 

Foto: Lygia Baeta Neves

O conteúdo da exposição é baseado no livro, de mesmo título, publicado pela Nau Editora, que traz o resultado de uma extensa pesquisa realizada com a colaboração de Luíza de Cavalcante A. Ferreira, somada aos registros e entrevistas realizados por Lygia Baeta com pescadores tradicionais de Armação dos Búzios (RJ), acompanhando suas vivências e os processos de transformações socioeconômicas, culturais e humanas ocorridas na cidade e a ameaça de desaparecimento da pesca artesanal. 

“O Mar, a Pesca, a Ponta dos Búzios” ficará em exibição por um ano no Mart, podendo ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados e feriados, das 10h às 14h. 

SOBRE A ARTISTA

Lygia Baeta Neves é socióloga e fotógrafa. Nascida no Rio de Janeiro, é graduada em Sociologia, pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e pós-graduada em Fotografia e Imagem, pela Universidade Candido Mendes (UCAM). 

Viajante, visitou países das Américas, Ásia (foco na região do Himalaia), África e Europa, fotografando culturas, paisagens e interagindo com populações locais.  

Criou um método de desenvolvimento da oralidade na alfabetização de adultos, usando fotos de diferentes culturas.