CABO FRIO (RJ) – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) sediou ações da semana internacional de moda do Fashion Revolution. Foram realizadas oficinas, rodas de conversas e intervenções artísticas, além de um ponto de coleta fixo para doações de roupas. A campanha anual busca refletir sobre os impactos sociais e ambientais da indústria da moda.
A ação local foi uma realização de Lucas Rodrigues, representante da campanha na cidade de Cabo Frio. O Mart foi escolhido para sediar as atividades, especialmente por ser um ponto importante que busca zelar pela cultura local, pela inclusão e que abre espaço para os debates pertinentes em vários aspectos sociais.
Entre as atividades, ocorreram oficinas de colagem, com Lucas Rodrigues, e de crochê, com Patrícia Santos, nos dias 24 (quarta-feira) e 27 (sábado) de abril. Também foi realizada uma roda de conversa, onde os presentes puderam debater sobre moda e sustentabilidade.
Duas intervenções artísticas fizeram parte da ação. Uma exposição de joias em alumínio reciclável, feitas pela designer Mônica Krexa, e uma exposição do Biquínis.pdf, da artista Dani Cavalier.
O Mart também abrigou um ponto de coleta de roupas e objetos de uso, como sapatos, bonés e cordões, que serão refeitos e doados a pessoas em situação de rua na cidade.
VEJA AS FOTOS:
SOBRE A SEMANA FASHION REVOLUTION
A campanha internacional Fashion Revolution foi criada em abril de 2013, após a tragédia na fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, que vitimou mais de 1.100 trabalhadores da moda. A ação busca conscientizar sobre os impactos sociais e ambientais da indústria da moda e mobilizar o campo social em prol de mudanças positivas no setor.
Por: Carlos Henrique Silva dos Santos Revisão: Manoella Évora |