“Mart apresenta: Histórias no Convento”, com Jiddu Saldanha

O projeto de contação de histórias busca aproximar o público infantil da história local. CONFIRA!

publicado: 29/12/2022 12h59, última modificação: 16/06/2023 16h19

Texto: Carlos Henrique Silva
Supervisão: Manoella Évora R. Gago

CABO FRIO (RJ) – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) lança, nesta quinta-feira (29/12), mais uma edição do projeto de contação de histórias “Mart Apresenta: Histórias no Convento”. Apresentado por Jiddu Saldanha, o projeto conta com três vídeos e já está disponível aqui no site e no canal do Youtube do Mart.

O projeto já acontece há alguns anos no Museu, e busca aproximar o público infantil da história local, do Mart e do antigo convento Nossa Senhora dos Anjos. O ato de contar histórias contribui para o desenvolvimento cognitivo, físico, psicológico, afetivo, moral e social das crianças, despertando sua criatividade, socialização e disciplina. Além disso, aproxima os estudantes do museu, sensibilizando-os quanto à importância do patrimônio, não apenas enquanto marco histórico, mas como um importante fator para a construção de sua identidade. Neste ano, a atividade foi desenvolvida em formato virtual, com três vídeos de, aproximadamente, nove minutos de duração, cada.

O artista conta duas histórias de sua autoria – “História de Chiquinha e Antônio” e “A História dos Peixes que Falavam”e uma terceira – “Histórias de Meri Damaceno” – está baseada no livro “Cabofrianças – Causos Resgatados”, de Meri Damaceno, memorialista de Cabo Frio.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E CONFIRA OS VÍDEOS:

MAIS SOBRE JIDDU SALDANHA

Ator, mimico, contador de Histórias, diretor, cerimonialista e escritor de Cabo Frio, Jiddu Saldanha é reconhecido pela dedicação à cultura e à arte teatral.
Esteve à frente de projetos nacionais, como no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, no Rio de Janeiro e São Paulo; atuou no espetáculo “De Gestos e de Palavras”, com destaque para Amapá, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro; foi jurado na terceira edição do FESTAR ARARUAMA e esteve presente no Fesq In Rio 2022

MAIS INFORMAÇÕES: (22) 98154-0088; (22) 98154-0086 ou mart.educativo@museus.gov.br