Conheça Cabo Frio e Região

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional está instalado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, um convento franciscano datado de 1686, que fica localizado aos pés do Morro da Guia, bem no centro da cidade de Cabo Frio.

O município faz parte da chamada Região dos Lagos, no litoral fluminense, que é marcada por lindas praias e lagoas e da qual fazem parte também os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema.  Integra, ainda, a Região da Costa do Sol, uma das regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro, que, além das cidades já citadas, abrange as seguintes: Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras.

De acordo com o site do Ministério do Turismo: “Praias e lagoas mostram a beleza da região da Costa do Sol. O roteiro tem sol, mas, venta e é uma boa pedida para quem aprecia esportes aquáticos. […] A água transparente fez dos municípios da região os mais procurados para quem aprecia o mergulho. Hotéis e pousadas de qualidade, além de restaurantes de gastronomia internacional e uma vida noturna movimentada completam o cenários de belezas naturais, com fortes e igrejas construídas no período colonial.” ¹

Cabo Frio se destaca por suas belas praias² , de águas transparentes e areias brancas, sendo a mais conhecida a Praia do Forte, e aliadas ao clima tropical, com sol forte o ano todo, tornam a cidade destino certo para o turismo de sol e praia. Em festas como o réveillon, por exemplo, chega a atrair uma quantidade de visitantes até três vezes a sua população³.

Vista da praia do Forte e dos fundos do Forte São Matheus.
Créditos: site da Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Mas, além das belezas naturais que ostenta, Cabo Frio também possui sítios arqueológicos que revelam a presença de grupos de pescadores-coletores – os sambaquieiros – que ocuparam o espaço há cerca de cinco mil anos. Considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil, possui inúmeros bens culturais, como o Anjo Caído, a Casa de Cultura José de Dome (Charitas), a Capela e o Morro da Guia, o Forte São Mateus, a Fazenda Campos Novos, e o antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos (sede do Mart), que merecem ser conhecidos.

Para mais informações sobre a cidade, visite o site da Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Acesse aqui o Mapa turístico da cidade de Cabo Frio.

¹ Site do Ministério do Turismo – http://www.turismo.gov.br/
² Praias do Forte, Brava, de Aquarius, do Peró, das Conchas, das Dunas, do Foguete, das Palmeiras, do Pontal, de São Bento, do Siqueira, do Sudoeste e de Unamar.
³ CORRÊA, Douglas. Cabo Frio deve receber 700 mil turistas no réveillon. EBC, Agência Brasil, Geral, em 27/12/2018. In: , acesso em: 17/06/2019, apud Plano Museológico do Museu de Arte Religiosa e Tradicional 2020-2023, p. 9.