Confira a nova exposição virtual “Olhar da Perifa Ocupa o Mart”

Intitulada “Olhar da Perifa Ocupa o Mart”, a exposição fotográfica traz releituras sociais sobre o acervo do Mart.

publicado: 13/05/2024 12h02, última modificação: 29/05/2024 10h06

Já está disponível no site do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) a nova exposição virtual em parceria com o Coletivo Cultural Olhar da Perifa. Intitulada “Olhar da Perifa Ocupa o Mart“, a exposição fotográfica traz releituras sociais sobre o acervo do Mart.

.

O projeto que já alcançou cerca de 30 jovens de periferias da cidade de Cabo Frio (RJ), em especial do bairro do Jardim Esperança, também é Ponto de Memória certificado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), representando o primeiro ponto histórico da região, sendo na periferia de Cabo Frio.

Thammy Carvalho, fotógrafa, jornalista e coordenadora do Coletivo/Ponto de Memória, relata com muita emoção como foi o processo inicial do projeto e a importância fundamental do Mart/Ibram como espaço de cultura, memória e acolhimento:

É muito difícil a gente manter um projeto social sem financiamento. As vezes as pessoas não acreditam na gente. Tudo é feito de forma colaborativa e voluntária. O Mart foi um divisor de águas. A primeira vez que entrei no Mart foi com meus filhos. E eu vi que ali seria uma possibilidade dos meus alunos conhecer um pouco mais sobre a história do próprio território e da região. Um território ainda muito colonizado. Ali, eu vi que era possível trazer uma visão para que eles (alunos) pudessem se sentir pertencentes. O Mart abriu as portas para essa desconstrução.

A exposição abrange toda a história de surgimento até os dias atuais. Thammy também ressalta a importância do apoio dos voluntários, como Pierre de Cristo (historiador, pesquisador e escritor), Bianca Viera (artista visual) e Guilherme Teixeira (advogado criminalista), além dos seus alunos que permanecem e os que passaram pelo projeto. Outro nome fundamental é do Fábio Aguiar, Diretor do CIEP 458 – Hermes Barcelos, que acolheu o projeto em uma de suas salas.

O Coletivo Olhar da Perifa também teve duas ações comtempladas por um edital de fomento à cultura municipal, Gilberto Marques, com o workshop de fotografia “Olhar da Perifa” e “Descendentes de Reis e Rainhas – Estúdio Fotográfico Itinerante”.

CONFIRA AQUI A EXPOSIÇÃO

Texto: Carlos Henrique Silva