Acervo museológico do Mart é disponibilizado para consulta

Ele poderá ser consultado na plataforma Tainacan

publicado: 05/07/2020 18h55, última modificação: 16/12/2020 16h44

O acervo museológico do Mart já pode ser consultado, com imagens e as
especificações das obras, na plataforma Tainacan.

Entre as obras disponíveis, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, do século XVII, em terracota policromada e dourada.
Fotógrafo: Lu Rocha.
Ano: 2020.

Segundo a museológa do Mart, Aline Cadaxo, as vantagens são muitas. Além de tornar público o acesso à informação sobre as coleções do Museu, o que é muito interessante, o Tainacan permite a gestão da informação por ser também um sistema de catalogação”, explica.

Para a inserção do acervo na plataforma, houve uma normatização das informações contidas no inventário museológico do Mart de forma a adaptar seu conteúdo. Essa preocupação possibilitará que todas as referências sejam integradas. “Dessa forma, por exemplo, a busca por um objeto na plataforma fornecerá, no resultado, o levantamento em todos os museus que estão no Tainacan”, explica Aline Cadaxo.

A publicação digital do acervo museológico do Mart resulta da articulação com a Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM/Ibram), através da Coordenação de Arquitetura de Informação Museal – CAINF, e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Outras informações sobre a plataforma podem ser obtidas clicando no link Projeto Tainacan.