Instituto Brasileiro de Museus
Museu de Arte Religiosa e Tradicional1º EDIÇÃO DO ‘LEITURAS NO MART: MEMÓRIA’ ACONTECE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (05), ÀS 18H
O livro “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo, será o tema da leitura deste primeiro encontro
CABO FRIO (RJ) – O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) será sede dos próximos encontros do Círculo de Leitura da Sophia Editora/Folha dos Lagos. O evento, que já acontece há mais de três anos na sede da editora, terá a sua primeira edição no museu, na próxima terça-feira (05), às 18h. A atividade é gratuita e aberta ao público.
Intitulados “Leituras no Mart: Memória”, os encontros promoverão leituras de pequenos textos e obras literárias dentro da temática “Memória”. Estão previstos quatro encontros, sempre na primeira terça-feira do mês, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, no horário de 18h às 20h.
A ideia é privilegiar textos de autoras mulheres e, para este primeiro encontro, a obra literária escolhida é “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo. Além da leitura, serão desenvolvidas dinâmicas de acolhimento e conversas literárias. O Círculo de Leitura será mediado por Bete Buss (professora e artista plástica), Eloisa Helena (professora e coordenadora do projeto) e Rogéria Arruda (professora e escritora).
SOBRE O LIVRO “OLHOS D’ÁGUA’

“Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, é um livro de contos que explora a vida de personagens afro-brasileiros, com foco em mulheres, que enfrentam a violência urbana, a pobreza e a exclusão social. A obra, publicada em 2014, utiliza o conceito de “escrevivência” para narrar as experiências dessas pessoas, destacando sua ancestralidade e identidade.