Mart apresenta sua programação na 15ª Primavera dos Museus

Ações acontecem entre os dia 20 e 28 de setembro e serão em formato híbrido

publicado: 17/09/2021 08h56, última modificação: 17/09/2021 08h56

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) anunciou na última segunda, dia 06, sua programação para a 15ª Primavera dos Museus. As ações ocorrem na semana da chegada da nova estação e avançam até o dia 28/09. Neste ano, a novidade é o caráter híbrido das atividades com realizações virtuais, mas também uma atividade presencial, a reabertura parcial do Mart para visitação pelo público.

Reabertura parcial do Mart –Fechado desde março de 2020, quando o museu atendeu a orientações municipais e do órgão a que é vinculado, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/Ministério do Turismo, para a mitigação dos riscos de transmissão do coronavírus, o Mart reabre suas portas aos visitantes no dia 22/09. Atendendo a todos os protocolos de segurança, as visitas, neste primeiro momento, acontecem apenas na Igreja conventual, para que a equipe possa monitorar o treinamento sanitário na relação com o público. Será permitida a permanência de até 10 (dez) pessoas por vez no ambiente, respeitando-se o distanciamento social, o uso de máscara e a aferição de temperatura corporal na entrada obrigatórios. O Museu estará aberto entre as 13 e as 17 horas, de terça a sexta. A entrada é gratuita e não é necessário fazer o agendamento, sendo talvez, apenas necessário aguardar a saída de visitantes para respeitar a lotação máxima do espaço.

Colóquios no Mart –Ao mesmo tempo, o Mart realizará atividades virtuais. Estão programados dois encontros com profissionais com atuações vinculadas ao patrimônio cultural de nossa cidade e região, dentro do projeto de formação para professores, “Educação para o Patrimônio no Mart”. Os Colóquios no Mart acontecem nos dias 21/09 e 28/09, nas terças-feiras, das 15 às 17h. No primeiro dia, 21/09, o tema Educação patrimonial em sala de aula contará com o relato da experiência de professores que trabalham o patrimônio cultural nas salas de aula da Educação Básica. Participarão da atividade os professores Ana Luiza Barbosa, André Garrido, Danielle Torres e Yuri Vasconcellos. No segundo dia, 28/09, o tema Cabo Frio Revisitado – Reflexões para Professores trará um bate-papo com os arquitetos e educadores Ivo Barreto e Aline Bonioli sobre os usos da obra Cabo Frio Revisitado: A memória regional pelas trilhas do contemporâneo (Cabo Frio: Editora Sophia, 2020) em sala de aula. Ele, o organizador da obra e ela, diretora do Colégio Estadual Miguel Couto em Cabo Frio.

Os eventos serão on-line e as inscrições serão pela plataforma Sympla. Para acessar os ingressos para os dois dias, clique nas imagens abaixo:

Campanha #olharessobreoconvento – A exposição digital Olhares sobre o Convento que reuniu em nosso site as fotografias de cinco profissionais da região sobre o Mart, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos e seu entorno estimulou muitos amigos do museu, que não são fotógrafos profissionais, a compartilharem seus olhares conosco.

Por isso, dia 23/09, ocorre o lançamento da campanha #olharessobreoconvento.  Até o dia 23/11, as pessoas poderão postar, em seus perfis nas redes sociais, fotos relacionadas ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos, ao Mart e ao seu entorno, seguir o perfil do Mart nas redes sociais, marcar o @museu.mart e utilizar a hashtag #olharessobreoconvento. O museu repostará a publicação no Facebook e Instagram. As 06 imagens repostadas, que receberem mais curtidas na conta do Mart, irão integrar a exposição Olhares sobre o Convento no site do Mart. O lançamento das fotografias no site será no dia 15/12, quando o Museu estará celebrando 39 anos de funcionamento.

Desafio no Mart! – Desde fevereiro deste ano, o Museu tem feito postagens em suas redes sociais buscando dialogar com o público o seu acervo e sua história. Sempre acontece uma primeira publicação com perguntas que buscam incentivar o público a demonstrar seus conhecimentos sobre o Mart e o patrimônio cultural da nossa região. Alguns dias depois, colocamos uma segunda postagem respondendo às perguntas propostas na primeira e trazendo outras curiosidade sobre o assunto tratado. Neste ano, durante a 15ª Primavera dos Museus, as publicações acontecem nos dias 20 e 24/09. E o tema será o do evento, Museus: perdas e recomeços. Aguarde para conhecer uma supercuriosidade da história do Mart!  A 15ª PRIMAVERA DOS MUSEUS é uma realização do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) do Ministério do Turismo, autarquia responsável pela gestão do Mart, e acontece em todo o Brasil. Neste ano, o evento será realizado em 296 cidades de 25 estados, totalizando 685 museus participantes e 1760 eventos cadastrados.

Se desejar conhecer todas as atividades acesse o link abaixo:
15ª Primavera dos Museus